Histórias Imortais
Adaptados por Di Carvalho
escritora
Dedicado a todas as crianças que sonham e têm esperança

Clica para ouvir a música



Pinóquio
Adaptado do original de Carlo Collodi








Gepeto era um carpinteiro que vivia sozinho e sonhava em ter um filho. Um dia, ele decidiu fazer um boneco de madeira que seria movimentado por cordões.
- Você será o filho que eu não tive e vou te chamar Pinóquio. Olhou pela janela a noite e viu a estrela dos desejos e fez o seu pedido. Desejou que o boneco de madeira fosse de verdade.
Assim que todos adormeceram a estrela do desejo transformou-se em uma fada , desceu até onde estava o boneco e disse: "Boneco feito de pinho, eu vou dar-te o dom da vida mas, deve ser sempre bom e honesto! Agora você pode andar , falar, mas para ser um menino de verdade deverá provar que é valente, sincero, generoso e bondoso. Aí sim será um menino de verdade. Deverá saber a diferença entre o certo e o errado. Isso a sua consciência te dirá" Pinóquio então pergunta: - O que é consciência? A fada responde:- "Consciência é aquela voz baixinha que te orienta a seguir pelo caminho certo".
O grilo que estava perto ouvindo tudo grita: Eu quero ser a consciência dele. A fada sorri e diz: " Eu te nomeio a consciência do Pinóquio. Será, de hoje em diante, o guardião supremo do conhecimento do bem e do mal." Pediu para o Grilo ajoelhar-se e, com a varinha mágica, o transformou em um Grilo elegante e bem vestido. O Grilo olhou e viu que as suas roupas rasgadas, o chapéu velho ,os sapatos e tudo o mais tinham desaparecido. Ele era agora muito importante, com roupas, sapatos e chapéu novinhos.
No dia seguinte, Gepeto ficou louco de alegria ao ver que o seu desejo tinha se tornado realidade. Comemorou dançando com Pinóquio, Cleo, o peixinho e Fígaro, seu gatinho. Depois, cansados, foram dormir todos juntos.
No dia seguinte, arrumou Pinóquio para ir à escola, com uma maçã para ele dar para a professora. Pelo caminho,Pinóquio e o Grilo encontram uma raposa Chamada João Honesto e um Gato Malandro. João Honesto pergunta: - Por que você vai para a Escola se há por aí tantos lugares bem mais alegres?
- Não lhe dê ouvidos! - avisa o Grilo. Mas Pinóquio, para quem tudo era novidade, acabou por dar ouvidos a João Honesto e assim conhece Strombóli, o dono de um teatrinho de marionetes, muito interesseiro que falou:
- Comigo você será o artista mais famoso do mundo! Vai ficar muito rico.Pinóquio acreditou e foi com ele.
Naquela noite, Pinóquio foi a estrela, principalmente pelas suas trapalhadas, que causaram muitos risos. Os outros bonecos eram espertos, tinham prática, enquanto Pinóquio era trapalhão... Por isso agradou muito o publico!
No final do espetáculo Pinóquio quis ir embora para casa, mas Strombóli tinha outros planos.
- Você agora ficará morando aqui nesta jaula, boneco falante, você vale mais do que diamante! Esta noite partiremos daqui da Itália para Londres, Paris, você é uma mina de ouro. E quando não servir mais, vai virar lenha para o fogo.
Pinóquio chora muito. O Grilo Falante aparece e chora com ele. De repente viram uma estrela brilhante se aproximando. Era a fada madrinha que apareceu e começou a fazer perguntas: - O que aconteceu Pinóquio?
Pinóquio começou a contar um monte de mentiras. A cada mentira que contava o seu nariz crescia.
A fada ficou com pena e perdoou. Soltou Pinóquio da gaiola e pediu para irem direto para casa. No meio do caminho de casa Pinóquio encontra novamente com o João Honesto que o convence a ir para a Ilha dos Prazeres que era o paraíso onde todos os dias era uma festa. Examina Pinóquio e diz que ele estava muito doente e que na Ilha ele ficaria curado e depois poderia voltar para casa.
_ Esta noite sairá uma carroça daqui que levará você e outros meninos para essa ilha. Vamos não podemos perder tempo, João Honesto disse já carregando Pinóquio. O Grilo Falante corre atrás, mas não consegue trazer Pinóquio de volta. A carroça parte a toda pressa. Grilo Falante esconde-se em um canto e consegue ir junto.
A carroça rapidamente chega até um local onde os meninos são colocados em um grande barco que os leva até a Ilha dos Prazeres.
Na ilha Pinóquio faz amizade com um menino muito mau chamado Espoleta que lhe diz:
-Estamos no paraíso!! Aqui a gente pode fazer tudo que ninguém fala nada. A gente pode beber, fumar, quebrar tudo, maltratar os animais. Aqui pode tudo. Venha, eu vou te ensinar a fumar, a beber e a jogar.
Pinóquio, muito inocente, pega um charuto e começa a fumar, mas passa muito mal. Fica olhando e imitando o menino Espoleta fazendo todo tipo de coisas ruins. Fuma, bebe e joga junto com Espoleta.O Grilo Falante chega e aconselha Pinóquio: - Vamos embora rápido antes que o pior aconteça. Eu vi um local aqui na ilha onde todos os meninos que aqui vieram e que fazem todo tipo de malcriação, são transformados em burros. Eu juro Pinóquio, os meninos são transformados em burros .Veja você mesmo. Pinóquio não dá atenção e continua fumando o charuto e dando risada. De repente nascem duas orelhas de burro em sua cabeça e um rabo enorme. Pinóquio vê o amigo Espoleta se transformar em um burro completo na sua frente.
_ Você viu? Grilo Falante grita. Vamos sair daqui antes que seja tarde demais. Você já tem orelhas de burro e um rabo! Vamos Pinóquio CORRA, CORRA, antes que nos vejam! Os dois correm muito e conseguem escapar.
Chegam em uma rocha e se atiram no mar. Nadam muito até alcançarem uma praia. Correm para casa, mas não encontram ninguém. A casa estava fechada. Sentam-se na escada do lado de fora muito tristes. Uma gaivota branca aparece e entrega para Pinóquio um bilhete que dizia que Gepeto havia saído para procurar Pinóquio e fora engolido por uma baleia, mas estava vivo, pedindo socorro.
Pinóquio e o Grilo saem imediatamente em busca de Gepeto. Correm até as rochas e se atiram ao mar. Procuram por toda parte, mas não encontram ninguém. Gepeto tinha sido engolido com o barco e tudo e estava dentro do seu barco, na barriga da baleia, morrendo de fome junto com Cleo e Fígaro. Tentava pescar de dentro da baleia, mas não pegava nada. A fome fazia doer a barriga.
Há alguns dias, a baleia permanecia adormecida. Ela apenas acordava para se alimentar dos peixinhos à sua volta. Aos poucos ela acorda e sente fome. Ela abre a enorme boca e então começa a engolir muitos peixes. Gepeto e Fígaro começam a pescar e a guardar os peixes em uma tina com água. Acontece então algo inesperado: Quando a baleia engole mais peixes, Pinóquio e o Grilo Falante são engolidos também e são pescados juntamente com os peixes. Gepeto quando vê Pinóquio, não consegue acreditar. Os dois se abraçam com imensa felicidade. Finalmente estavam todos juntos novamente. Gepeto pega uma manta e envolve Pinóquio que estava todo molhado. Quando Pinóquio tira o chapéu, Gepeto vê admirado as duas orelhas de burro que ele tinha, depois vê o rabo. Fica muito assustado e pergunta: - Filho o que é isso? Nem espera Pinóquio explicar e o abraça dizendo: - Não importa! Seja o que for, não importa. O importante é que você está aqui comigo, com o Fígaro e a Cléo.
Pinóquio fala para o pai: - Papai eu tenho uma ideia. Quando a baleia abrir a boca novamente para comer, nós sairemos daqui.
Gepeto responde: - Não adianta meu filho. Quando ela está com fome, ela abre a boca e tudo entra, nada sai. Eu já construí até uma jangada veja!
Pinóquio, então, grita animado: -Já sei vamos fazer uma fogueira. Depois a gente entra na jangada e, quando a baleia espirrar por causa da fumaça, nós sairemos. E assim foi feito. Acenderam uma grande fogueira com muita fumaça. A baleia começou a sentir-se mal e deu um grande espirro.
A jangada é jogada longe ao mar, mas a baleia muito furiosa , nada até eles e dá uma forte batida na jangada com a cauda.
Eles são arremessados para muito longe. Gepeto, Cleo e Fígaro ficam caídos na areia de uma praia deserta.
O Grilo Falante, que havia se escondido dentro de uma garrafa, os alcança, mas Pinóquio morre.
Gepeto pega Pinóquio no colo e o leva para a sua casa, o coloca em cima de uma cama, ajoelha-se ao lado dele e chora muito, junto com o Grilo, Cleo e Fígaro.
Já era noite quando uma estrela muito brilhante desce do céu e se transforma na fada madrinha. Olha o menino morto e diz: "Você, Pinóquio, provou que é valente, bondoso e muito corajoso. Eu te darei agora o dom da vida. Você agora não será mais um boneco de pau, agora é um menino de verdade". Toca Pinóquio com a varinha mágica e Pinóquio acorda. Vê que as orelhas e o rabo de burro haviam desaparecido e que agora era de carne e osso.
Ele se levanta e vê o pai ajoelhado ao lado da cama chorando e pergunta:
- Papai por que você está chorando? Gepeto, sem levantar a cabeça ,responde: - É porque você morreu meu filho.
Pinóquio então grita: - Eu não morri não papai, olha pra mim. Gepeto olha e vê que Pinóquio havia se transformado em um menino de carne e osso.
Abraça o filho e diz:- Mas isso é maravilhoso. Você está vivo e agora é um menino de verdade. Temos que comemorar. Dançam a noite inteira.
O Grilo Falante sai para fora e agradece a fada, que é a estrela dos desejos. Ela então coloca em seu peito um distintivo de ouro puro como premio pelo que ele fez.
Assim, termina a história de um boneco de pau que se transforma em um menino de verdade, por sua bondade, coragem e generosidade.
À você criança uma mensagem:
"E é só você pedir e a estrela do desejo transformará em realidade tudo o que sonhar.
Nunca deixe de sonhar"


















.png)




























































































